Exorcismo01 - FamíliaJMJ 25Mar2021

Iniciado como VivaJesusBr, em: 15/01/2002
Vivaldo Armelin Júnior
Nova denominação: 25/01/2021
FamíliaJMJ (Jesus, Maria e José)
Ir para o conteúdo

Exorcismo01

• A IGREJA CATÓLICA
Índice
(Em ordem de lançamento)
• Exorcismo - Abertura 02 • Exorcismo - Abertura 01 •
Abertura 02
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jul./23
• A palavra exorcismo assusta por todas informações seculares e populares que não condizem com a realidade, além da contribuição de filmes, novelas, da literatura... Trata-se, quando verdadeira, de uma possessão provocada pelo maligno, porém, só um sacerdote preparado e autorizado pela Santa Igreja, mais precisamente pelo bispo de sua região, poderá determinar se é ou não uma possessão.
• A prática exorcista foi iniciada pelo próprio Jesus Cristo quando viveu entre nós, condição que fortalece as ações da Santa Igreja sobre este tema. Amém!
Abertura01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Ago./22
• Exorcismo nos dicionários:
A. Houaiss:
substantivo masculino
1     oração e/ou cerimônia religiosa para esconjurar o Demônio e outros espíritos malignos
2     Derivação: por extensão de sentido.
prece ou esconjuro para afugentar pragas de insetos, tempestades etc.
B. Michaelis:
exorcismo
e·xor·cis·mo - sm
1 Ritual religioso para afugentar os demônios e os espíritos malignos.
2 Reza para afastar tempestades, pragas de insetos etc.
C. Dicio:
exorcismo - substantivo masculino
[Religião] Cerimônia ou ritual religioso em que são profanadas palavras para exorcizar, esconjurar, o demônio ou outros espíritos do mal; esconjuro.
[Por Extensão] Refere-se as ou quaisquer cerimônias em que preces e esconjuros são utilizados para afugentar os insetos nocivos às searas, as tempestades, as pragas etc.
• É possível observar que a explicação sobre a cerimônia de exorcismo nos dicionários é bem superficial, por esta razão e a pedidos, falarei em cada matéria um pouco mai9s sobre esta cerimônia, quem poderá realizá-la, como e onde.
• Entender como ocorre e o motivo de nem todos os religiosos poderem realiza-la, pois precisam de uma autorização limitada de um bispo e que só poderá atuar na região das paróquias administradas por aquele bispo. Para entender também é preciso entender a oração de São Bento, que não é uma oração de exorcismo, mas sim um meio de nós orarmos para afugentar ou distanciar-nos daquele que só deseja o mal. Amém!
Voltar para o conteúdo