Deus Pai01
Texto de:
Vivaldo Armelin Júnior
Na história do ser humano tenta alcançar a Deus, no início era muito comum o sacrifício de animais, como podemos observar em várias passagens da Bíblia no Antigo Testamento. O sacrifício seguia a um ritual contendo orações, preces e ações. Essa busca primitiva era uma tentativa de conhecer um “Ser” que nunca foi visto.
Essa busca é narrada em várias passagens da Bíblia e quando o homem tem contato com Deus ele aparece através de um de seus Anjos, do fogo, mas que não queima ou se extingue, através da voz etc. A partir destes breves contatos foi possível a construção de textos e que ao serem unidos formou-se a Bíblia, neste caso, o Antigo Testamento. Muitos fatos e acontecimentos confirmavam a Divindade de Deus, milagres, manifestações, avisos, orientações etc. Como aquela que proporcionou a construção da Arca da Aliança, da saída do Egito comandada por Moisés etc.
Bem mais tarde, João Batista divulga a vinda do filho de Deus e batiza em seu nome nas águas do Rio Jordão.
Quando Jesus começa a pregar exalta o Pai Celestial e modifica a sua imagem perante a população, valorizando a sua bondade, compaixão, seu amor... Fatos narrados pelos Apóstolos de Jesus em textos que ao serem unidos formaram o Novo Testamento e que foi anexado à Bíblia Sagrada.
Até hoje procuramos entender quem é Deus, mas ainda o conhecemos muito pouco.
É interessante que continuamos na busca pelo sentido da vida. Por quê estamos aqui? Para onde vamos?
Qual será a nossa missão?
Entender Quem é este Deus nos dá força, alegria, vontade de seguir em frente e a Fé é uma forma de nos aproximarmos Dele, mas ainda não responde a todas as nossas dúvidas, como foi dito, pouco se sabe sobre Deus. Então quem é Deus?
Deus é o Criador deste universo, é maior que sua criação, é o guardião de sua criação, por esta razão está presente e ocupa todo espaço de sua criação. Tudo vê, tudo sabe e a todos conhece. Segundo a Bíblia, no Antigo Testamento, foi Deus, em sete dias, que criou o mundo, a vida vegetal, animal e fez o ser humano a sua semelhança. Ainda, baseando-se no Antigo Testamento, o ser humano ganha a capacidade do decidir, o Livre Arbítrio.
Deus é o Pai, Criador, Sabedoria, Guardião de sua criação, Referência e o Caminho.
O estudo sobre Deus recebe o nome de Teologia (ciências dos Deuses) e é através dela que o ser humano pode conhecer melhor o Pai e entender alguns de seus dogmas, Atributos, sua Essência e Santidade.
Como Atributos de Deus temos as seguintes definições:
1. É UNO: em outras palavras, é o único Deus, ou seja, não há outros.
2. É PURO ou SIMPLES: Não há o que se acrescentar ou retirar, pois Deus é a puríssima Santidade e Espiritualidade.
3. É IMUTÁVEL: O tempo passa e Deus continua o mesmo, ou seja, Ele foi, é e será o mesmo, sempre perfeito e propagando seu amor de Pai.
4. É ETERNO: Deus vive para sempre, não se sabe quando surgiu, mas sabe-se que nunca deixará de existir.
5. É ONIPRESENTE: A Onipresença de Deus possibilita a nossa comunicação com ele, ou seja, uma ligação espiritual, não importando onde nos encontramos, basta que queiramos nos aproximar dele.
6. É ONISCIENTE: Ele sabe tudo que acontece e que poderá acontecer.
7, É ONIPOTENTE: Deus tudo pode, tudo Lhe é possível.
Medite sobre estas informações!