Estudo01
• São usados para armazenar a Hóstia Consagrada quando levadas para a comunhão de doentes em casa ou hospital, detentos, abrigados em asilos....
Jesus Encarnado e os deuses pagãos 02
Por: Vivaldo Armelin Júnior
• Na época de Jesus na região onde hoje estão os estados de Israel, Palestina e Síria, haviam muitas religiões, somadas a elas a dos invasores romanos. Essas religiões acreditavam em um grande número de deuses e todos eles de pedra. Os israelitas diferentemente destes povos acreditavam em um único Deus, o criador.
• Muitos povos da época combatiam a fé judaica e tentavam incutir a sua, como aconteceu séculos antes quando a religião egípcia, em função do seu poderio militar, influenciou grande parte do norte da África.
• Uma época em que fervilhavam as descobertas vindas dos povos egípcios, gregos e romanos, das grandes construções militares, governamentais, civis e religiosas. Também uma época onde grandes líderes se colocavam como deuses todo-poderosos detentores do direito de decidir pela vida ou a morte, mas todos humanos.
• Quando Jesus nasceu essa regra se quebrou, mesmo na Palestina, atual Israel, porque Ele se mostrou humano, nunca fez milagre sem antes solicitar a força do seu Pai. Mesmo sendo o Filho único de Deus era humilde, paciente e dedicado ao Pai. Essa situação gerou grande tumulto na cabeça dos poderosos, que por medo de perder o poder optaram pela morte do Filho de Deus.
Jesus Encarnado e os cultos católicos
Por: Vivaldo Armelin Júnior
Com a vinda de Jesus encarnado os cultos ganham novos formatos, de acordo com Suas orientações e pregações. Seus ensinamentos foram direcionados aos doze Apóstolos e também aos setenta e dois seguidores, sem falar em Maria Madalena e outras mulheres.
As primeiras Liturgias eram secretas em razão da perseguição, tanto em Jerusalém, na Grécia e também em Roma. Em Roma os seguidores de Jesus Cristo realizavam seus cultos no interior das catacumbas do Morro do Vaticano. Mas também realizavam pregações, mesmo correndo o risco de serem presos e até mortos.
Por causa das pregações em público muitos foram presos, torturados e até martirizados.
Todos os Apóstolos e seguidores se expunham para levar a Boa Nova e as Verdades ao povo de Deus, seguindo fielmente as palavras e ensinamentos de Jesus Cristo.
Durante os cultos se rezava o Pai Nosso, não mais realizavam a imolação ou o holocausto, o próprio Jesus nos ensinou o Pai Nosso e mostrou que o culto poderia ser realizado sem a morte de um ser vivo.
Vale destacar que as três Marias (Maria, a Mãe de Jesus, Maria Madalena e Maria, irmã de Lázaro) eram fiéis aos às reuniões e cultos. As três Marias souberam entender a Missão de Jesus, também levaram as suas palavras e ensinamentos ao povo de Deus.
Evangelizando 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mai/16
Crer e Ter Fé 01
Concílio Vaticano II - 01
• Entender as mudanças promovidas é envolver-se com as ações da Santa Igreja de Jesus Cristo.
• A mais importante mudança foi na participação direta da assembleia das celebrações, uma vez que estas deixaram de ser realizadas em latim, com o sacerdote voltado para o altar e de costas para os fiéis. Até esta época a Santa Missa era rezada pelos sacerdotes e ministros, aos fieis cabia ouvir, pois a maioria nada entendia do latim. Este fato ocorria não apenas na Europa, mas no mundo todo.
• A participação direta dos fiéis faz com que cada fiel seja envolvido pelo amor de Deus na Santíssima Trindade. Participar da Liturgia Cristã e Católica é crer no Pai, no Filho e no Espírito Santo, também ser devoto e louvar a São José, Nossa Senhora, os anjos, santos e santas, beatos e beatas e a todo servo de Deus.
Um exemplo desse fenômeno:
1. Zeus, deus supremo para os gregos, em Roma se torna Júpiter;
2. Cronos (pai de Zeus) e Saturno em Roma;
3. Poseidon (deus grego dos mares/oceanos e irmão de Zeus) e em Roma Netuno;
4. Afrodite (deusa do amor e da beleza) e em Roma Vênus.
• São muitos os deuses, mas esses exemplos podem demonstrar o que aconteceu naquela época. Essa influência tem grande avanço entre o século III a.C. e o século I a.C., outra surge, já no século I d.C., mas agora com um único Deus, chamado Jesus, vinda da Palestina, onde fora condenado à morte na cruz.
Desde o princípio da vida humana ocorrem cultos religiosos, muitas vezes místicos e até envoltos em magia, dedicados inicialmente aos deuses, como: sol, lua, trovão, vulcão, mãe terra, aos mitológicos, entre tantos outros. Esses deuses eram adorados por povos da pré-história, povos da Mesopotâmia, do Oriente, Grécia, Egito, Roma e ainda hoje, pelos povos indígenas, os seguidores do misticismo, da feitiçaria etc.
A cada culto é comumente oferecido um "presente" ou "oferenda" a um deus, deusa ou a vários deuses(as). As oferendas variam do sacrifício humano, de um animal, doar joias, alimentos etc.
Acontecia que essas oferendas eram muitas vezes baseado no holocausto de uma vida animal ou humana. A oferenda em holocausto de animais é descrita na Bíblia, Antigo Testamento e praticada pelo povo judeu, quando queimavam animais e aves para que Deus recebesse pela fumaça a oferenda. Com a vinda de Jesus tudo mudou, pois ele rejeitou essa forma de oferenda.
Por outro lado, desde o princípio, alguns grupos de seres humanos acreditavam em um único Deus, aquele que foi o criador de tudo, do universo e da vida, que vive no Céu, em seu próprio mundo. Esse grupo também fazial oferendas quando realizavam seus cultos e neles o faziam em holocausto, nesses eram oferecidos carneiros, ovelhas, gado, pombas etc.
Por: Vivaldo Armelin jr.
• Nesse primeiro momento daremos destaque para a História da Santa Igreja Católica, fundada por Jesus, a única, que teve como Papa um Apóstolo de Jesus chamado de Pedro. Por que saber um pouco de História? A história nos revelam os acontecimentos que fizeram parte da vida de Maria, José e Jesus. De Maria em relação a seus pais Joaquim e Anna, sua vida em um templo. De José sua ascendência até o Rei Davi e de Jesus sua vida ao lado de seu primo João, depois com os Apóstolos, não apenas os doze, mas também os outros setenta e dois.
• E por fim, as mulheres que o seguiam, como Maria Madalena foi quase uma Apóstola de Jesus.
• Não é apenas o Nascimento de Jesus que é importante para o fiel Católico, a história anterior também é importante para conhecer e entender os fatos que são descritos na Bíblias, Antigo e Novo Testamento.
• Nós iremos, como é nosso hábito, disponibilizar textos curtos e de fácil entendimento, porém caso desejar um aprofundamento poderá pesquisar outras fontes e até publicações.