EspSanto01 - FamíliaJMJ 25Mar2021

Iniciado como VivaJesusBr, em: 15/01/2002
Vivaldo Armelin Júnior
Nova denominação: 25/01/2021
FamíliaJMJ (Jesus, Maria e José)
Ir para o conteúdo

EspSanto01

• Santíssima Trindade
Índice
(Em ordem de lançamento)
Espírito Santo - Dons 03 - Piedade •
Espírito Santo - Dons 02 - Conselho Espírito Santo - Dons 01 - Pentecostes 01 • Espírito Santo - Oração 01 •
Espírito Santo - Conceituação 21 • Espírito Santo - Conceituação 20 Espírito Santo - Conceituação 19
Espírito Santo - Conceituação 18 Espírito Santo - Conceituação 17 Espírito Santo - Conceituação 16
Espírito Santo - Conceituação 15 Espírito Santo - Conceituação 14 Espírito Santo - Conceituação 13 •
Espírito Santo - Conceituação 12 Espírito Santo - Conceituação 11 Espírito Santo - Conceituação 10 •
Espírito Santo - Conceituação 09 Espírito Santo - Conceituação 08 Espírito Santo - Conceituação 07
Espírito Santo - Conceituação 06 Espírito Santo - Conceituação 05 Espírito Santo - Conceituação 04
Espírito Santo - Conceituação 03 Espírito Santo - Conceituação 02 Espírito Santo - Conceituação 01
Espírito Santo - Dons 03 Piedade
Por: Vivaldo Armelin Júnior Jun./21
• Este dom está relacionado ao nosso vínculo pessoal e profundo com Deus. É este vínculo que nos submete à vontade de Deus, sempre a aceitando. O dom da Piedade efetivamente é a comunhão pessoal com Deus (Santíssima Trindade). Outro aspecto importante para entender este dom é saber que não se refere a piedade ou compaixão em relação a outro ser humano.
• O vínculo ocorre ou deve ocorrer nos momentos alegres, descontraídos, de descanso ou nos mais difíceis, seja por doenças, acidentes, ferimentos etc.
Espírito Santo - Dons 02 Fortaleza
Por: Vivaldo Armelin Júnior Jun./21
• Trata-se de um dom que é muito necessário ao ser humano, pois, nos dá coragem e força para enfrentarmos as dificuldades durante nossa vida terrena, bem como para garantir a nossa fé. Essa coragem passa pela união da comunidade e principalmente da família. Não é um dom para a violência, mas para o amor à vida e principalmente, a Deus. Amém!
Espírito Santo - Dons 01 Conselho
Por: Vivaldo Armelin Júnior Jun./21
• Os Dons do Espírito Santo não são mágicos, muito menos feitiços, mas sim, graças originárias de Deus, eles são sete: conselho, entendimento, fortaleza, sabedoria, piedade, ciência e temor. Estes dons são destinados à criação, os seres humanos.
• Nesta matéria falarei um pouco sobre o dom do "Conselho". O que é o dom do Conselho?
• Trata-se do dom do saber, ou seja, conhecer e discernir caminhos e opções que poderá seguir em sua vida, ainda, é o dom de saber orientar e escutar.
• Um dom vindo do Espírito Santo que nos conduz à salvação e a vida eterna ao lado da Santíssima Trindade.
• Em outras matérias falarei dos demais dons do Espírito Santo. Amém!
Espírito Santo - Pentecostes 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mai./21
• Pentecostes é uma celebração de grande importância não apenas para a Santa Igreja, mas para todos os cristãos, porque foi nesse dia que o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos, a Santa Maria e os demais discípulos que ali estavam. Vale lembrar que o dia de Pentecostes ocorreu após a morte na cruz de Jesus Cristo.
• A Festa de Pentecostes ocorre cinquenta dias depois do domingo de Páscoa e dez dias após a Ascenção de Jesus. Nesta oportunidade todos ali presentes foram agraciados com os dons do Espírito Santo, um destes dons foi o de conseguir se comunicar em qualquer língua.
• O Espírito Santo naquele dia confirmou a missão dos Apóstolos e Discípulos, a de levar ao mundo a Palavra de Deus e de seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Uma missão complexa e de difícil cumprimento, pois as viagens era à pé, sobre um cavalo, camelo ou em embarcações a remo e vela. Não foram agraciados apenas os homens, mas também as mulheres que seguiam Jesus, inclusive a sua Mãe, a Santa Maria. Rezemos pelo Espírito Santo de Deus na Santíssima Trindade Una, nosso único Deus e Senhor. Amém!
Espírito Santo - Oração 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mai./21
• Rezar diariamente e ou em situações/datas especiais.

Oração:
• "Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da Terra. Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém".
Espírito Santo - Conceituação 21
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Abr./20
• Não tenho informação de que algum ser humano pode ver o Espírito Santo, primeiro porque é Deus, um espírito que vive no Céu. Esse mesmo ser espiritual é parte da Santíssima Trindade, mais precisamente a terceira Pessoa. Ele está sempre ao nosso lado e é a ligação com Deus. Diferentemente de Jesus, que pode encarnar, ou seja, tornou-se um humano, o Espírito Santo que tanto acompanhou Jesus e em quem devemos, como cristãos, aceitar e ter como uma verdade, mesmo que nunca O tenhamos visto.
• O Espírito Santo agiu sobre a Santa Maria, levou-a à gravidez do Filho único de Deus. Querem mais prova que esta de sua existência? Não há como questionar! Crer em Deus é ter certeza que Ele existe, como nosso Deus é formado por três Pessoas independentes é preciso reconhecê-las e entendê-las. Amém!
Espírito Santo - Conceituação 20
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mar./20
• A leitura das Escrituras, Antigo e Novo Testamento, é feita não apenas por um ser humano, pois quando estamos lendo o Espírito Santo de Deus está nos acompanhando, ou seja, temos a presença da Santíssima Trindade e nos ajuda interpretá-las. Mas, quer dizer que todos que leem as Escrituras tem garantida uma boa interpretação? A resposta é uma só, não! Porque tem pessoas que ao lerem as Sagradas Escrituras as interpretam a seu favor e não como é ensinado pelo Magistério da Santa Igreja de Jesus. Muitos leem as Sagradas Escrituras para arranjar uma maneira de descaracterizá-las, difamá-las, desacreditá-las.
 
• A leitura reflexiva e orientada nos aproxima de Deus e, consequentemente, da salvação. O Espírito Santo, nesse caso, nos acompanha e faz com que reflitamos com mais qualidade e com pouca imaginação fantasiosa, pois Ele é o guia e o referencial. O mais interessante, segundo a Santa Igreja, toda as ações do Espírito Santo são seguidas fielmente pelos Anjos, Santos e Santas, o melhor, pelos nossos Anjos da Guarda.
Espírito Santo - Conceituação 19
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Ago./19
• O Espírito Santo é Deus, Ele não tem apenas acesso a Deus, Ele é Deus, tudo porque, como já destacamos em outras matérias e textos, Ele, Espírito Santo também é uma Pessoa independente, mas Deus.
• O Espírito Santo nos aconselha, ouve e nos ampara, guia as ações dos anjos, santos e santas. É inspiração para a caridade, generosidade, atenção etc. Quando estamos lendo uma das Bíblias Sagradas também somos inspirados quanto a leitura e interpretação, mas cuidado, a interpretação errônea, pode levar a absurdos e isso acontece por ouvirmos pessoas erradas. A interpretação, única e verdadeira, é feita pelo Magistério da Santa Igreja, que as estuda na mais de dois mil anos. Mesmo o Magistério da Igreja, quando dos estudos das Bíblias são inspirados por Ele, Espírito Santo de Deus.
• Durante a leitura é preciso e necessário entender as inspirações proporcionadas pelo Espírito Santo, são seus dons derramados sobre cada leitor, a leitura deve ser feita com fé, crer na verdade. Os perseguidores da Santa Igreja também as leem, mas o pior, eles não tem nenhuma intensão de ouvir o Espírito Santo, mas sim de deturpar seus ensinamentos, seus interesses e objetivos são outros!
Espírito Santo -
Conceituação 18
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Dez./18
• O Pai e o Espírito Santo nos amparam do Céu, como fizeram com Jesus, homem, durante sua passagem pela terra. Como o Pai e o Filho, o Espírito Santo está até os nossos dias ao nosso lado, Ele não nos abandonou, pois é Deus. Ao lado do Pai e do Filho, formam a Santíssima Trindade, nosso único Deus, com três Pessoas independentes, mas nosso único Deus. O Espírito Santo está presente em todas as ações de Deus, seja do Pai ou do Filho.
 • É a presença eterna, única e verdadeira.
Espírito Santo - Conceituação 17
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Out./18
• Deus não nos deixa só um minuto ao abandono, por meio do Espírito Santo nos amparam em nossas fraquezas.
 Quando oramos por um semelhante, homem ou mulher, criança, jovem, adulto ou idoso, o Espírito Santo nos ouve e age de acordo com a vontade de Deus o Pai e o Filho. Pode ser que aquele ou aquela por quem oramos seja agraciado pelos Dons do Espírito Santo, como uma cura física ou espiritual, aprovação em um teste, uma viagem tranquila, do vício... Porém, pode acontecer desta pessoa por quem estamos rezando ser elevada aos Céus, neste caso poderá ter uma passagem tranquila, sem dores, sofrimentos ou medos. É a mão de Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, agindo sobre um filho terreno em seu favor.
Espírito Santo - Conceituação 16
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Set./18
• É um Dom do Espírito Santo orar em Línguas, no momento do Batismo, nos grupos de oração, no Terço etc. Por essa razão é importante rezar não apenas para si ou para sua família, mas para todos os irmãos terrenos. Quando fizer um pedido à Santíssima Trindade, não o faça apenas para ti, mas também para todos que se encontram na mesma situação.
• Os Dons chegam àqueles e à aquelas que vivem na e para uma comunidade, na paz, no amor e na santificação, mas não só os carismáticos beneficiados, Deus, por meio do Espírito Santo, os distribui a todos sem distinção ou preferência.
• O Espírito Santo é parte da Santíssima Trindade, a terceira Pessoa, é quem nos traz o amor de Deus Pai e Filho.
Espírito Santo - Conceituação 15
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Ago./18
• A palavra "Dom" tem seu significado, tem origem no latim "donu", que por sua vez significa dádiva, presente e poder. Também significa uma graça ou uma bênção recebida de Deus diretamente ou por ação do Espírito Santo. Você deve perguntar, o Espírito Santo não é Deus? Sim, mas Ele também é uma Pessoa independente, a terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Sendo assim, Ele pode agir independentemente e sua ação será do Deus único. Por outro lado, é o Espírito Santo quem "repassa", "age" e "atua" em Nome do Pai e do Filho.
• A palavra "Carisma", tem origem grega "charisma", que significa donativo de origem e caráter imaterial, portanto espiritual; também; ato ou ação que foi dado ou doado de graça, sempre visando o bem individual, familiar e até da comunidade.
• A Renovação Carismática Católica possui publicações mais específicas e profundas sobre o tema, vale a pena fazer esse investimento no endereço, na internet:
 https://www.rccbrasil.org.br, bons investimentos.
Espírito Santo - Conceituação 14
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jul./18
• Provar do amor de Deus é receber um dom do Espírito Santo, um amor gratuito, não comercializado, o mais importante, é um amor vivo e real.
• Os Dons do Espírito Santo são carismáticos e vem desde os primórdios da Santa Igreja, nada é novo ou inventado, e, ainda, não é algo ultrapassado e sem sentido, na verdade é bem atual e significativo.
• Os Dons do Espírito Santo de Deus foram derramados sobre os Apóstolos em Pentecostes, mas também o são sobre todo filho ou filha de Deus.
• Deus é amor, por isso age continuamente nos chamando para a salvação e a vida eterna. Toda Igreja de Jesus Cristo sabe que os Dons do Espírito Santo veem de Deus, do Pai e do Filho, e são a maior demonstração de seu amor, sua dedicação a seus filhos terrenos.
Espírito Santo - Conceituação 13
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Abr./18
• O que os carismáticos se propõem? De maneira simples segue esta explicação, primeiro ensinar o que é o dom. Segundo, solicitar verdadeiramente o dom. Terceiro, agradecer com fé o dom recebido. E, por fim, aplicar o dom.
• Talvez você esteja confuso, cheio de perguntas, como: O que é falado acima? Nada mais do que o Dom Carismático do Espírito Santo. Não é tão simples, por isso é sugerido a leitura de publicações realizadas pelos religiosos carismáticos.
• Não são apenas os integrantes do Renovação Carismática que discutem e levam os Dons do Espírito Santo a todos os fiéis. Os seguidores do Movimento Carismático, leigos ou leigas, religiosos ou religiosas, são motivados a seguir e levar aos irmãos aqueles quatro itens.
• Os Dons do Espírito Santo, como Deus, é a demonstração de deus Pai e Filho com relação a seu amor por nós humanos e toda criação.
Espírito Santo - Conceituação 12
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Out./17
• Maria teve a visão do anjo, na anunciação, mas foi o Espírito Santo quem a fez Mãe do Filho de Deus.
• A jovem Maria, mesmo virgem, engravidou pela ação do Espírito Santo e não de um homem. José foi "adotado" por Deus para ser pai de seu Filho na terra.
• O Espírito Santo é Deus, mas também uma das três Pessoas da Santíssima Trindade, porém é uma Pessoa divina independente.
Espírito Santo - Conceituação 11
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Set./17
• Como Jesus, o Espírito Santo está com Deus desde o princípio, é por esse motivo, como comprova o Antigo Testamento, onde é anunciada a chegada do Messias. Esses registros não aconteceram por acaso ou pela imaginação humana, no caso o povo israelita, foram sim inspirados pelo Espírito Santo quando faziam seus registros. Cada profeta tinha por Deus a inspiração proporcionada pelo Espírito Santo. Uma atuação voltada para o preparo do povo de Deus, não apenas isso, mas os informando sobre os acontecimentos que viriam no futuro, lá são citados, por exemplo, os acontecimentos que envolveriam a Santíssima Mãe, a jovem Maria, sua gravidez e até o papel de Jesus, o salvador.
• O Espírito Santo, por exemplo, acompanhou Noé, também Moisés, e anteriormente a José, e entre tantas outros fatos e acontecimentos que marcaram a chegada de Jesus.

Espírito Santo - Conceituação 10
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jun./17

• Jesus e o Espírito Santo estavam e estão em sintonia, são Pessoas divinas independentes, parte do único Deus, por essa razão, o Espírito Santo tem grande importância nos nos planos de Deus para a Redenção quando Jesus viveu entre nós.
• É interessante que o Espírito Santo, apesar de fazer parte da Santíssima Trindade, não é Redentor, lembrando que o Deus único é o Deus Pai, Deus Filho e o Espírito Santo, mas são Pessoas independentes. O Redentor é Jesus, o único.
• É muito fácil de entender essa situação, pois só Jesus foi humano e Divino, ou seja, só Jesus viveu entre nós humanos, como humano, passando por todas as dificuldades inerentes à vida do ser humano.
• Espírito Santo, guiai-nos!

Espírito Santo - Conceituação 09
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Fev./16

• Quando um religioso, religiosa, leigo ou leiga lê as Escrituras, com certeza, a seu lado está Deus Pai, Filho e o Espirito Santo, ou seja, a Santíssima Trindade uma.
• Uma vez ouvindo um Sermão o padre afirmou que todo aquele que é cristão católico e que escreve, faz palestras, baseadas e orientadas no Magistério da Santa Igreja, ou ainda, no Catecismo Católico, com certeza estará sendo inspirado pelo Espírito Santo, pois Ele estará ao lado deste fiel.
• O Espírito Santo colocará esse escritor ou palestrante no caminho oferecido pelo Pai e pelo Filho.
• É incrível que tenham pessoas que não acreditam na ação do Espírito Santo.
• Nosso Deus, pelas ações do espírito Santo, nos guiam para o bem e nos distanciam “daquele” só quer e faz o mal.
• Espírito Santo, guiai-nos!

Espírito Santo - Conceituação 08
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jan./16

• O Espírito Santo agiu mais uma vez sobre os filhos de Deus consagrados quando inspirou-os a registrar as passagens bíblicas não apenas em textos, mas com pinturas e esculturas e expô-las ao público no interior das igrejas. Essas pinturas e esculturas ajudaram na transmissão das passagens contidas nas duas Bíblias, Antigo e Novo Testamento. Vale destacar que a maioria da população era analfabeta entre o século IV e XVI, quando Gutemberg inventou a tipografia.
• Primeiro, a maioria da população era analfabeta, as Bíblias produzidas pelos monges copistas, principalmente na Idade Média, era muito cara, os livros eram em grandes volumes e por essa razão a maioria da população não tinha acesso a uma Bíblia.
• Segundo, apenas a transmissão oral das Sagradas Escrituras não era suficiente para catequisar, evangelizar e converter.
• Terceiro, o uso de imagens (esculturas), pinturas e desenhos facilitaram à população mais carente, mesmo a rica e a nobre a entender melhor as passagens descritas nas Escrituras, no entanto, o mais importante, estas obras eram e são até hoje um grande referencial. Ao contrário do que afirmam nossos irmãos evangélicos, também cristãos, em momento algum a Igreja induziu à adoração de imagens, por essa razão que elas são apenas um referencial, como é a fotografia de um ente querido.
• As imagens, não importando em que técnica, não são adoradas por nós cristãos católicos, portanto não há idolatria.
• O Espírito Santo em vários momentos inspiram as pessoas de maneira a evangelizarem, não importa se essas são leigas, ou religiosas, pois Ele, como a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade nos conduz ao caminho da salvação e da vida eterna ao lado de Deus e Jesus Cristo.

Espírito Santo - Conceituação 07
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Out./15

• Nos primórdios da Santa Igreja Católica não existiam livros impressos ou até manuscritos, portanto tinham que expor oralmente a Palavra de Jesus. Uma dificuldade que foi superada e levada a sério pelos Evangelistas, era preciso um registro para que com o passar do tempo não houvesse mudanças e perda de informação.
• Os Evangelistas, por inspiração do Espírito Santo, registraram os ensinamentos fatos e acontecimentos ocorridos durante a passagem de Jesus em nosso planeta. Mais tarde a Santa Igreja Católica foi responsável pela organização dos Evangelhos, essa organização dos Livros que compõem a atual Bíblia, tudo por inspiração do Espírito Santo.
• Foram mais de trezentos anos de trabalho e discussão para se chegar à atual Bíblia. Foram os monges copistas os responsáveis pela preservação das Sagradas Escrituras.
• A mesma Bíblia usada por outras religiões cristãs.
• Esses monges eram conhecidos como copistas porque faziam cópias manuais das escrituras. O problema era o custo e a quantidade de volumes, sem falar na encadernação, além do tempo gasto na sua produção (cópia). Portanto não era qualquer um que poderiam adquiri-las. Outro problema estava na quantidade de analfabetos, a maior parte da população.
• O Espírito Santo agiu e age em todo o processo de manutenção das Escrituras, por essa razão a Santa Igreja, o Corpo de Jesus Cristo, se estrutura em três colunas, as Sagradas Escrituras (Antigo e Novo Testamento), na Sagrada Tradição e no Magistério.

Espírito Santo - Conceituação 06
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jul./14

• Todo verdadeiro cristão católico sabe e crê que Deus está entre nós, sempre presente, ao lado de cada fiel, não apenas dos que o seguem, mas também daqueles que estão perdidos, no crime, na vida promíscua, em outras religiões e também em seitas.
• Sua presença é real e concreta, nós vivemos em corpos físicos, ou seja, dependemos de uma matéria. Deus Pai, Deus Filho e o Espírito Santo são espíritos puros, incorruptos, verdadeiros, o trio que é um só Deus, mas com Pessoas independentes.
• Portanto o Espírito Santo é autônomo em um só Deus, pois tem em si o Pai e o Filho.
• O Dogma da Santíssima Trindade nos apresenta um único Deus em três pessoas divinas. Como já destacamos, estas três Pessoas não são carnais, mas sim espirituais, apenas Jesus, o nosso Deus Filho, experimentou a vida carnal, Ele foi e é humano e espírito Encarnado.
• Nosso corpo é acompanhado de uma alma (espírito), porém quando morremos ocorre a separação do espírito e do corpo físico. A matéria fica neste mundo e se decompõe. O espírito segue o caminho da salvação ou da vida no fogo eterno.
• Na vida eterna também seremos seres espirituais, no reino de Deus Pai, Deus Filho e do Espírito Santo.

Espírito Santo - Conceituação 05
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mai./14

• Nesse estudo vamos completá-lo com duas falas do Papa Francisco durante a homilia da Missa em Santa Marta no dia 12/05/2014. A primeira fala foi uma pergunta, veja: — "Quem somos nós para fechar as portas ao Espírito Santo?". E ele próprio responde: — "...para além dos limites, sempre mais além...".
• O Espírito Santo é a vontade de Deus, sopro para a vida, é o amor verdadeiro de Deus Pai e Deus Filho. Ele nos guia até o limite do livre arbítrio, portanto não nos obriga a nada.
• quem cai no descaminho, ou seja, no caminho contrário ao proposto por Deus está deixando de ouvir o Espírito Santo.
• A Igreja é Santa, no entanto seus integrantes são humanos, sujeitos a erros e as tentações do maligno.
• Caso sejam fechadas as portas ao Espírito Santo passamos a viver no escuro e longe de Deus. Não pela vontade do Pai, mas pela ação humana.
• Recentemente um "cientista" afirmou que Jesus é uma invenção romana. Uma afirmação totalmente errônea e sem sentido, sem base e fundamento. A única ação desta afirmação é tentar minar as bases da Santa Igreja de Jesus Cristo.
• Essa base é bem estruturada, pois a Igreja é o "Corpo" de Cristo.
• Infelizmente a partir de afirmações mentirosas e até desonestas como esta muitos fiéis da Igreja Católica e mesmo de outras acreditam.
• Ter como verdade uma afirmação desta é se afastar do Espírito Santo ou como o Papa Francisco falou, é fechar as portas para o Espírito Santo.
• Pense nisso. Seguir a verdade proferida pela Igreja, sob orientação do Espírito Santo de Deus, ou seguir essas inverdades que são lançadas para destruir a família, a Igreja e a Deus, na Santíssima Trindade.
• É preciso ter Deus no coração! Vamos unidos até o Pai!

Espírito Santo - Conceituação 04
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Abr./14

• O Espírito Santo é, como já sabemos a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, mas também quem concretizou sobre Maria a encarnação do Filho de Deus.
• Todo cristão conhece a ação do Espírito Santo, pois foi batizado.
• São João batizava com água, com a vinda de Jesus, o Encarnado, o batizado passou a ser pelo Espírito Santo, portanto esse primeiro contato entre o ser humano e Ele já aconteceu concretamente.
• Ouvi um sacerdote falando que é o Espírito Santo quem age durante a fecundação de um ser humano dando-lhe uma alma.
• Não posso comentar mais profundamente sobre esse assunto, mas em breve o farei.
• O novo contato vem com a Primeira Comunhão e toda vez que o cristão comunga.
• Deus e Jesus agem pela ação do Espírito Santo, portanto o cristão tem a oportunidade de ser agraciado pela Santíssima Trindade.
• Conhecê-Lo com profundidade é o verdadeiro papel de todo cristão católico.
• Como Deus e Jesus, o Espírito Santo está vivo e não morto.

Espírito Santo - Conceituação 03
Por: Vivaldo Armelin Júnior

• O Espírito Santo de Deus é nosso amigo, indica e ilumina o caminho até Jesus Cristo. Sendo nosso amigo quer o nosso bem físico e espiritual, por essa razão age sobre nós para que o amor incondicional de Deus chegue a nossos corações e almas.
• É o elo de ligação entre o Pai e seus filhos terrenos. Portanto a Igreja, o Corpo Místico de Jesus, é purificada pelo Espírito Santo e se torna Santa, mesmo que seus filhos sejam pecadores, frutos de seus Dons como parte da Santíssima Trindade.
• A Igreja é Santa, por esse motivo acolhe seus filhos terrenos e pecadores, sob a supervisão do Espírito Santo, nos recebe para que sigamos o caminho para a Santificação nos oferecida por Deus.
• Deus está presente e ativo entre nós, portanto nos faz lembrar os caminhos de Deus, é a presença que nos leva às memórias passadas, aos fatos que nos conduzem à fé.
• Pedir perdão, uma graça, um milagre ao Espírito Santo é a mesma coisa que pedir a Deus, pois cremos que nosso Deus é formado por rês Pessoas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo.


Espírito Santo - Conceituação 02
Por: Vivaldo Armelin Júnior

  • Como já vimos o Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade (vide), as primeiras são Pai e Filho. Foi com o Espírito Santo que Maria ficou grávida do Filho de Deus.

  • O Espírito Santo nos proporciona o Amor Divino do Pai e do Filho e juntos os três formam uma única Pessoa.

  • O Espírito Santo está associado a sete dons, são eles:


1. Fortaleza.
2. Sabedoria.
3. Ciências.
4. Conselho.
5. Entendimento.
6. Piedade.
7. Temor a Deus.


  • O Espírito Santo está em nossa alma, é ele que nos guia e se manifesta na forma de ação de graça. Também nos guia no caminho da verdade e da Fé em Deus Pai e Filho, na Santidade de Maria e de todos Santos e Santas.

  • Os "Frutos" do Espírito Santo para o ser humano são:

  • 1. Amor; 2. Alegria; 3. Paz; 4. Longanimidade (magnimidade - generosidade); 5. Benignidade; 6. 7. Bondade; 7. Fé; 8. Mansidão (pacífico - de boa índole) e 9. Temperança (moderado - sobriedade).

  • É sabido que o Espírito Santo é quem nos concede dons e capacidades, por exemplo: o dom da profecia; do êxtase; da capacidade lingüística; dos conhecimentos...

  • Por fim, Jesus ao ser Batizado por João Batista, seu primo e profeta, recebeu o Espírito Santo, com a confirmação pela fala de Deus, quando confirma que Jesus é Seu Filho Amado.

  • Em breve estaremos explicando cada um dos itens dos "Sete Dons" e os "Frutos" do Espírito Santo.


Espírito Santo - Conceituação 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior

  • É a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, precedido pelo Pai  e o Filho. É também o elo de ligação entre Deus Pai e de Deus Filho a nós.

  • Geralmente é apresentado a nós humanos na forma de vento, raio luminoso, pomba, água e fogo.

  • O Espírito Santo é Deus presente no ser humano e é o ser humano comunicando-se com Deus Pai e Filho.

  • Jesus durante sua passagem sempre teve o espírito Santo associado às suas ações, pregações e curas.

  • É o Espírito Santo que precede a fala de Deus quando Jesus é Batizado por João Batista.

  • O Espírito Santo aparece em muitos momentos na Bíblia comunicando as intenções de Deus.

  • O Espírito Santo está presente durante o Batizado, a Primeira Comunhão, a Crisma, a Eucaristia, ao Casamento, a Unção dos Enfermos...

  • Enquanto acreditarmos na Santíssima Trindade, a força de Espírito Santo estará presente em nós humanos.

  • O Espírito Santo está presente durante as aparições de Nossa Senhora.

  • O Espírito Santo é parte do Verbo, é parte de Deus, Pai e Filho.


Voltar para o conteúdo