Sagrada Tradição01 - FamíliaJMJ 25Mar2021

Iniciado como VivaJesusBr, em: 15/01/2002
Vivaldo Armelin Júnior
Nova denominação: 25/01/2021
FamíliaJMJ (Jesus, Maria e José)
Ir para o conteúdo

Sagrada Tradição01

• A IGREJA CATÓLICA
Índice
(Em ordem de lançamento)
Sagrada Tradição 02 • Sagrada Tradição 01 Origem 01 • Sagrada Tradição 00 Introdução 01 •
Sagrada Tradição 10 - Contradições 01
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Out./22
• Muitas outras religiões, várias delas cristãs, porém não católicas até aceitam o Dogma da Santíssima Trindade, mas há aquelas que rejeitam e, ainda, tem outras que afirmam que a Igreja Católica é politeísta, essas atitudes, muitas vezes, interferem na fé de cristãos católicos, no entanto é preciso entender que tem muitos líderes ou donos de igrejas que desconhecem o dogma da Santíssima Trindade, por outro lado, tem muitos outros que até conhecem, mas não aceitam e, outros, fazem uso deste dogma para tentar desacreditar na Santa Igreja Católica. Uma atitude que considera um escândalo este dogma Observem que estas contradições não são geradas pela Santa Igreja Católica, que confirmou como dogma a Santíssima Trindade, mas ela existe e vem ou tem origem naqueles e naquelas que querem prejudicar de alguma maneira a Santa Igreja de Jesus Cristo. Amém!
Sagrada Tradição - 09
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Abr./22
• Os denominados reformadores dos séculos XV e XVI reconheciam Deus Pai, Deus Filho, mas não a Santa Igreja. Essa atitude levou ao surgimento de outras Igrejas e estas não reconheciam e não reconhecem a importância da Mãe de Jesus Cristo, algumas até a ofendem. Por sua vez, no século XVIII, os chamados iluministas reconheciam a Deus, rejeitavam Jesus e a Igreja.
• No século XIX ocorre um fenômeno que levaria a muitos, por desinformações, levados e induzidos ao erro e a falta de fé, materialistas, a se tornarem ateus, muitos haviam sido batizados na Santa Igreja de Jesus Cristo, pois não reconheciam a Deus e a criação. No século XX e XXI o ser humano caminha para o afastamento total a Deus, muitos perdidos em seitas, igrejas fundadas por homens e ao materialismo/poder, neste caso a exploração do ser humano em benefício de poucos é aprofundada, ou seja, não respeitam as Sagradas Escrituras, a Sagrada Tradição Apostólica e o Sagrado Magistério, consequentemente à Santa Igreja. Amém!
Sagrada Tradição - 08
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Nov./21
• Como as Sagradas Escrituras, a Sagrada Tradição é bem próxima ao Espírito Santo, ou seja, também vem de Sua inspiração. Todos os Apóstolos de Jesus experimentaram os dons do Espírito Santo, foi Ele que os ungiu para falarem diversas línguas, evangelizarem sob sua inspiração e muito mais.
• Nem tudo que se conhece, está na Bíblia, pois uma boa parte das informações que nos chegaram é oral, portanto, a Sagrada Tradição. A Bíblia, tem a verdade, mas não está completa, muito não foi escrito sobre Jesus Cristo.
• Mas, não podemos nos esquecer dos Apóstolos, nem tudo que fizeram foi escrito, registrado em algum documento, estes momentos, foram transmitidos oralmente. Em Jo 20,21,25,30 é destacado que nem tudo foi registrado ou documentado por meio da escrita. Essa é uma das vantagens da Santa Igreja Católica Romana sobre as demais Igrejas Cristãs, a Bíblia não é a sua única referência, temos a Sagrada Tradição e o Sagrado Magistério, as demais não! Por sinal, temos também os Sacramentos, as demais Igrejas não os têm.
• Conhecer e entender a Sagrada Tradição é a melhor maneira de conhecer e entender as Sagradas Escrituras, mas não se esquecendo do Sagrado Magistério da Santa Igreja. Amém!
Sagrada Tradição - 07
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Jun./21
• Paulo falou muito sobre o Espírito Santo de Deus em suas cartas e pregações, sempre citando a reconciliação, conversão e o amor a Deus por meio de seu único Filho, nosso Senhor Jesus Cristo.
• O Espírito Santo faz parte das informações trazidas pela Sagrada Tradição, não se trata de uma confirmação, mas sim, do poder de Deus e que destacam as ações, dons e prodígios vindos do Espírito Santo. A Sagrada Tradição se formou por palavras, sejam oralmente ou escritas (cartas), sempre amparados pelo Espírito Santo, é importante observar que não há contradição, não há oposição nas Escrituras Sagradas, nas informações orais proclamadas pelos Apóstolos e discípulos de Jesus, mesmo Matias e Paulo, seguiram tudo que veio dos Apóstolos, os verdadeiros e alunos diretos de Jesus Cristo. Em Pentecostes foram ungidos para a proclamação da fé na evangelização, conversão e batizado.
• A Tradição Apostólica é real e concreta, sempre amparada pelo Espírito Santo de Deus, por essa razão não há contradição ou diferenças de informação. Dentre as ações do Espírito Santo estão as revelações, tudo para nos conduzir ao amor de Deus. Amém!
Sagrada Tradição - 06
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Mar./21
• É interessante que Deus nos enviou seu Filho único para nos ensinar e evangelizar, ou seja, nos salvar. Por sua vez, Jesus enviou seus Apóstolos e discípulos os mandou para evangelizar, converter e batizar. Jesus também determinou quem seria o líder de sua Igreja e o escolhido foi São Pedro, a “rocha”, por essa razão é considerado o primeiro Papa.
• Os Apóstolos, por sua vez, também designaram pessoas para cuidar da Igreja de Jesus Cristo, sempre acompanhados pelo Espírito Santo, como, os bispos, diáconos. Essas ações imitam Jesus, que os preparou para o dia que Ele nos deixasse, por essa razão, os Apóstolos designavam sucessores, homens e mulheres.
• É desta maneira que a Santa Tradição Apostólica foi “construída”. Um legado que nos foi deixado e guardado pela Santa Igreja. O primeiro Papa não designado por Jesus, ou seja, sucessor de São Pedro, após sua morte por crucificação pelos romanos, foi São Lino, seguindo a eleição de seus sucessores até os nossos dias. Amém!
Sagrada Tradição - 05
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Fev./21
• Para que chegasse aos nossos dias a Tradição Apostólica os Apóstolos deixaram os bispos como seus sucessores, estes são o "depósito da fé", e, estes últimos foram incumbidos de cuidar e vigiar os rebanhos de Jesus Cristo, ou seja, todos voltados às vontades de Deus Pai.
•A Sagrada Tradição Apostólica não é uma invenção da Igreja, mas sim das instruções, orientações e relatos vindos dos seguidores diretos de Jesus Cristo, os Apóstolos. Mais uma vez é importante destacar, eles, os Apóstolos as transmitiram, mas foi de Jesus Cristo que aprenderam.
• A Tradição veio de todos os Apóstolos, inclusive de Paulo. Este não teve como instrutor Jesus Cristo em vida, mas o teve na fala de Jesus a caminho da Macedônia, e no aprendizado com os Apóstolos. Paulo, inteligente e culto, não teve problema em aprender e entender a doutrina. Sua fé surge na aparição de Jesus, porém, já era uma pessoa que adorava a Deus quando na religião judaica, época que perseguia os cristãos.
• Amém!
Sagrada Tradição - 04
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Ago./20
• Paulo, perseguidor voraz, decidido e dedicado, porém, após a visão de Jesus Cristo passou de perseguidor a perseguido, explica-se, foi convertido pessoalmente por Jesus Cristo. Saulo era uma pessoa culta, estudada e conhecedora profunda das Leis Judaicas, ou seja, do Antigo Testamento.
• Recuperada a sua visão, dirigiu-se aos Apóstolos em paz e querendo confirmar a sua conversão, não foi fácil, eles (os Apóstolos) estavam temerosos, mas com a intervenção de Pedro, Saulo passa a se chamar Paulo. Um homem que sempre perseguiu os cristãos agora pede para ser informado sobre a vida de Jesus Cristo, desejoso para aprender e conhecer mais sobre os Seus ensinamentos. Entendeu que Jesus era Deus, que realmente era capaz de realizar curas, fazer milagres e até ressuscitar mortos.
• Paulo, após muito aprendizado vindo dos Apóstolos, testemunhas diretas da vida de Jesus Cristo, pois viveram o dia a dia ao lado Dele. Um perseguidor que passa a evangelizar, converter e até orientar Bispos por ele nomeados por meio de cartas, a denominadas Cartas Paulinas. Estes são os primeiros documentos sobre Jesus, tudo antes vinha da tradição oral, mas fiel, a Tradição Apostólica.
Sagrada Tradição -03
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Jul./20
 
• Os Apóstolos não tinham em mãos a Sagrada Escritura, por essa razão, transmitiam as informações, os fatos, acontecimentos e ensinamentos via oral, mas eram unificadas as falas, havia uma coordenação e que se chamava Pedro. Levavam para o povo de Deus, para os ateus e descrentes, para pobres e ricos, judeus e também para todos os povos.
• A perseguição aos Apóstolos e discípulos de Jesus teve início durante o período em que Jesus pregava, evangelizava, curava, expulsava demônios e convertia. Na realidade, a perseguição teve início no momento de seu nascimento quando, por determinação de Herodes com a morte de criançãs até dois anos de idade.
• A Tradição Apostólica foi importante e fundamental para o povo cristão e para que conhecessem e entendessem o papel do Filho de Deus no planeta Terra, esse conhecimento era passado de um para o outro e o mais importante, não poderia haver interpretações pessoais, estes deviam ser fiéis aos ensinamentos de Jesus Cristo, mesmo Saulo, que tanto perseguiu Jesus e os seus seguidores. Quando seu nome passou a ser Paulo, após a aparição de Jesus, foi a procura de Pedro para entender e ser mais um Apóstolo de Jesus Cristo. Paulo seguiu todo o ensinamento e experiências vindas dos Apóstolos, não apenas de Pedro. Foi muito dedicado e como era uma pessoa instruída pode revelar e converter por meio de cartas.
Sagrada Tradição - Origem 02
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Jul./20
 
• Jesus Cristo confiou aos Apóstolos e estes à Santa Igreja, o Corpo Místico de Jesus Cristo, os ensinamentos que conduzem à salvação. É preciso entender que a Sagrada Tradição Apostólica da Igreja vem tudo de Jesus Cristo e não de uma tradição humana, que vem de pai para filho, mas sim da Santíssima Trindade.
• A Tradição vinda dos Apóstolos é oral em sua maioria, mas também é escrita, destacando que o oral foi registrado para não se perder. O Magistério se orienta nestes dois registros, Bíblia e Tradição Apostólica, para seus estudos, interpretação e o ensinamento para religiosos e leigos.  
Sagrada Tradição - Origem 01
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Jun./20
• A Sagrada Tradição Apostólica vem desde o tempo dos Apóstolos, e relatam seus conhecimentos, aprendizados, vivência com Jesus Cristo, suas palavras e seus pensamentos. Mas ela não se encerrou com os Apóstolos, passou por Santos, Santas, Papas...
• Os Apóstolos transmitiram tudo aquilo que lhes foi ensinado por Jesus, suas parábolas, mas tem uma condição especial, viveram ao lado de Jesus Cristo durante três anos. Por eles temos informações sobre os fatos e acontecimentos após a prisão e condenação, morte e depois, as aparições. Na Bíblia, Novo Testamento, já existem relatos sobre todos esses acontecimentos, a Tradição Apostólica, os completam.
• Os Apóstolos não foram os únicos seguidores de Jesus, haviam os discípulos, que também partiram para evangelizar, as mulheres que o acompanhavam e que também evangelizavam, não era só a Santa Mãe Maria, Mãe de Jesus, e nem só a Maria Madalena, muitas outras mulheres faziam parte do grupo de Jesus. Infelizmente, sobre estas mulheres e os setenta e dois discípulos existem pouquíssimas informações.
Sagrada Tradição - Introdução 01
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Mar./20
O que é a Sagrada Tradição Apostólica?
• Mas, antes, é preciso lembrar que a Santa Igreja Católica Apostólica Romana tem com estrutura "três Pernas" ou "três Colunas de Sustentação", são elas:

01. SAGRADA ESCRITURA: Envolve toda revelação Divina inerentes às duas Bíblias, ambas inspiradas pelo Espírito Santo de Deus. Refere-se a todos os Livros considerados canônicos.
 
02. SAGRADA TRADIÇÃO: Trata-se de toda revelação Divina que foi transmitida pelos Apóstolos de Jesus oralmente (Tradição Apostólica). Só a Igreja Católica, a verdadeira Igreja de Jesus Cristo.
 
03. SAGRADA MAGISTÉRIO: Refere-se aos estudos e ensinamentos da Santa Igreja Católica. Foram muitos anos de estudo para a interpretação, que, de maneira unitária, definem os entendimentos das Sagradas Escrituras. O Magistério da Igreja de Jesus define detalhadamente como entender e trabalhar na evangelização, na divulgação das Palavras de Deus Pai e Deus Filho. O Magistério da Igreja Católica Apostólica Romana é inspirado pelo Espírito Santo para que não haja erro na interpretação das Escrituras Sagradas.
 
• Este pequeno texto é o princípio para conhecer a nossa Igreja, pois, Ela não é apenas dos religiosos ou do Papa. O Papa Francisco já deixou bem explicado que a Igreja Católica é de todo aquele ou aquela que amam a Santíssima Trindade e a Sagrada Família.
Voltar para o conteúdo